Páginas

Mochileira de Jesus

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Arquiteto Deus

Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura e edifício de DeusI Coríntios 3:9

Mais uma vez José do Egito me inspirou para uma nova postagem. Esse menino mimado, super protegido e cheio de fé, sempre me inspira a continuar nesse caminho estranho que Deus projetou para realizar aquele antigo sonho que deu origem a essa aventura.

Ao olhar a uma árvore, ou uma pequena folha detalhadamente desenhada pelas mãos do Criador, podemos dizer que definitivamente Deus não é engenheiro e sim um excelente, brilhante e detalhista arquiteto.  Mas como tudo está de pé e funcionando bem, digamos que Ele tem algo de engenheiro também.

Ao projetar um edifício como algumas vezes tive a oportunidade de fazer, o primeiro passo é estudar a terra (terreno) e o lugar onde será inserido, para poder projetar em harmonia com o ambiente sem causar um impacto físico / visual.

Nunca fui muito boa nas aulas de topografia (estudo do solo), mas o estudo topográfico vai além do superficial que nossos olhos podem ver, são feitas escavações (perfurações de terra) para saber qual é o tipo de fundação que é necessária para a construção segura do edifício.

A fundação é a etapa mais importante da obra e habitualmente quanto mais profunda a fundação  mais alto poderá ser o edifício.

O Arquiteto Deus trabalha da mesma forma com nossas vidas, cada pessoa é um tipo diferente de terreno, o qual o Senhor precisa agir além do superficial e chegar ao mais profundo do nosso ser, para a partir daí começar a edificar a morada para seu Espírito.

Enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.  Colossenses 2:7


Voltando a José do Egito, Deus teve que deixar ele cair no fundo do poço, o mais profundo que ele poderia chegar, para que a partir de então o Senhor pudesse edificar e fazer com que ele ocupasse o lugar mais alto e importante da época.

É fácil entender o básico da estrutura de um edifício, mas difícil é quando Deus começa a trabalhar nossas fundações.

Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. I Coríntios 3:11

Primeiro somos feridos no mais profundo do nosso coração e lá dentro, debaixo da superfície  Deus começa a trabalhar, por um largo tempo não aparece nada para fora e parece que toda dor é inútil, além de irracional Deus jogar "para baixo" aquele que Ele quer levantar.

E que tempo difícil quando estamos debaixo da terra como José! Ninguém nos vê, nos sentimos sós e abandonados, nossa visão é limitada e só vemos a saída quando olhamos para cima, mas a solução está além da nossa força humana.

Lá embaixo vemos que não importa se eramos o preferido dos nossos pais, mais bonito dos  irmãos ou mais inteligente dos nossos amigos, no fundo do poço nossas habilidades são impotentes e não há nada a fazer, só sentar e esperar o tempo de Deus.

Esperar... a fundação costuma a ser a fase mais demorada da obra e espiritualmente também. Os dias embaixo da terra parecem infinitos e tudo que recebemos são golpes que clavam estacas até o limite que podemos suportar.

Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. Hebreus 11:10

Então do subterrâneo do nosso ser, o Senhor começa a edificar e no lugar daquelas perfurações que nos machucaram tanto, Deus coloca pilares que sustentarão o seu projeto perfeito.

Depois da fundação  podemos visualizar gradualmente o processo de crescimento "para cima" e quando nos damos conta, atingimos a estatura perfeita do plano desenhado por Deus. Olhamos para baixo e vemos como foi importante ser "escavado", "perfurado" e "golpeado" pelas mãos do Senhor. Uma imensa sensação de "missão cumprida" por estar sobre fundamentos inabaláveis e com a visão panorâmica de 360° da perfeição das obras do Senhor.

Em esse momento muitos impedem a finalização da obra dizendo a si mesmo:

"Já estou pronto, estou sobre fundamentos e tenho o formato do plano de Deus, já posso exercer a função pelo qual fui edificado nesse lugar".

Então o Senhor nos olha e diz:

"Sim você é um edifício, mas é só o "esqueleto" do que eu pensei, ainda falta o revestimento e acabamento para que você seja o lugar perfeito para meu Espírito viver."

Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. I Coríntios 3:12-13

As terminações e acabamentos fazem parte da fase mais cara e valiosa da obra, é onde deixamos de ser elementos brutos e passamos a ser belos, ganhar revestimentos que nos protegerão de tempestades, e passamos ser um lugar agradável para a habitação do Espírito Santo de Deus.

Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. I Coríntios 3:14

A perseverança determina o quão parecido vamos ser com o desenho original do Criador. Deus é detalhista, olhe para uma flor e poderá passar horas observando cada detalhe que ela possuí. O Senhor é um artista e você é sua obra-prima.

Como arquiteta sei que o maior prazer do nosso trabalho é ver o desenho concretizado, sentir a satisfação do sonho que a principio eram só linhas em um papel, se transformar em realidade e exercer a função pelo qual trabalhamos e investimos nosso tempo.

Deus te projetou e o desejo do coração dEle é ver em ti a realização do plano que Ele escreveu.

Permita-se ser trabalhado e passar por todas as fases dessa obra. Persevere até ser idêntico ao projeto do Deus Arquiteto.

Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. 1 João 4:17



5 comentários:

  1. Dayane, aqui é a Keila do Gerados por Cristo. A Pri havia falado com você sobre uma entrevista pra nós, lembra? Pedimos desculpas pelo demora em contatá-la, mas tivemos alguns contratempos. Será que agora poderíamos marcar?
    Você teria algum horário para amanhã? Se sim, pode nos avisar? Meu email é ke_kesantangelo@hotmai.com
    e o que você acha de fazermos ou por MSN ou skype?
    Fico no aguardo!

    Abraços.

    http//:ministeriogeradosporcristo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dayane, obrigada... este post me ajudou muito, so preciso continuar confiando... bjos...

    ResponderExcluir
  3. Dayane! Como vai, querida? Peço desculpas por havermos demorado em te enviar as perguntas. Acontece que fiquei muito doente e só agora estou retornando à minha rotina! Agradeço de coração por atender à nossa entrevista lá no Gerados por Cristo, e desejo que Deus venha te fortalecer a cada dia, e gerar frutos para o Reino dEle! Fique com Deus e que teu ministério venha ser expandido a cada dia mais! Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Perspectiva edificante!!!
    Que Deus continue a te revelar essas mensagens maravilhosas!!!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir