Páginas

Mochileira de Jesus

sábado, 24 de novembro de 2012

A decisão

Nossa vida é formada por decisões, decidimos o que vamos comer, a roupa que vamos usar, a faculdade que vamos fazer, a pessoa que iremos namorar, enfim, todos os dias temos que tomar decisões, algumas que não influenciam tanto no nosso futuro, outras que são determinantes.

A coisa é, como tomar decisões e saber que é o certo a fazer? Existe um método para tomar decisões importantes?

Tenho três recursos disponíveis para me ajudar nessa situação... meu cérebro, a influencia do ambiente onde estou e o Espírito Santo.

O ideal é ser somente guiado pelo Esp. Santo, mas tudo influencia, nossos sentimentos emoções, desejos, motivações, isso pode ser dado ser dado pelo Espírito Santo e também pelo nosso corrupto coração.


"Esperar dói. Esquecer dói. Mas não saber que decisão tomar é o pior dos sofrimentos." Paulo Coelho

Neurologicamente nosso cérebro usa um sistema formado por "3 juízes", que conflitam entre eles na hora de tomar uma decisão: Razão, Instinto e Experiência, esses três ficam discutindo e a voz deles se chama pensamento.

Se você estiver no supermercado por exemplo, sua razão vai olhar o preço, o instinto vai ver a embalagem mais bonita e a experiência vai olhar para a marca, da união de todos esses fatores, você faz a sua escolha.

Na vida é assim com tudo, nosso cérebro age sempre da mesma forma, algumas vezes vence a razão, outras o instinto e em algumas a voz da experiência.

Mas o que diz a Bíblia a respeito disso?

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; Provérbios 3:5

Isso descarta tomar uma decisão usando somente nosso poder neurológico, confiar em Deus é o conselho que o rei Salomão nos dá.

Também somos influenciados pelo meio onde estamos inseridos, voltando ao exemplo do supermercado.. se muitas pessoas tiverem pegando na prateleira um produto, isso vai despertar sua curiosidade e você pode até comprar, ainda que não estivesse nos seus planos.

Muitas pessoas exercem influência na nossa vida e pedir conselho as vezes é uma boa alternativa quando estamos confusos, a bíblia diz:

Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio. Provérbios 19:20

Temos um exemplo na Bíblia de um homem que estava com muitas dificuldades e pede conselhos aos seus amigos, mas no fim ele chega a conclusão que:

Com Ele (Deus) está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem. Jó 12:13

Já que não podemos confiar 100% em nosso próprio entendimento e nem sempre nossos amigos podem nos dar um bom conselho, o que nos resta é confiar em Deus e buscar ouvir a voz do Espírito Santo.

O Espírito Santo fala diretamente ao nosso coração, mas quando somos bombardeados por pensamentos e as pessoas em nossa volta não param de dar opiniões, a suave voz do Espírito Santo se torna inaudível.

Por isso o que temos que fazer é silenciar nossos pensamentos, nos afastar por um tempo das pessoas que querem decidir nossas vidas e ficar disponível para ouvir a voz de Deus.

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Provérbios 19:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário