Páginas

Mochileira de Jesus

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Em dependência

Faz mais de 3 meses que estou morando na Europa, nos dois primeiros meses na Holanda na casa dos meus sogros e nesse último mês na casa de um pastor na Bélgica.

Quando Deus falou para mim e para meu marido para morar aqui a primeira coisa que eu pensei foi: "como eu vou trabalhar?, como eu vou conversar com as pessoas (não falo holandês)?, como eu vou exercer meu ministério?

Ainda lá no Chile onde vivi por 5 anos e falo com fluência o idioma, Deus já tinha pedido uma coisa estranha: liderar junto com meu marido (nesse tempo noivo) um grupo de jovens estrangeiros em inglês (idioma que falo com a mesma fluência do Lula, kkkk). Mas não demorou muito para entender o que Deus estava fazendo, eu vi que a garota independente, empreendedora, falante e com muitos anos de convertida se calando para que dar espaço para o seu futuro marido.

Eu tinha tomado umas lições sobre depender de Deus, mas essa de depender de uma outra pessoa é novo para mim. Isso é contrário a todo o movimento feminista e da vida moderna que diz "nunca dependa do seu marido". Agora eu não só dependo dele financeiramente, como também para me comunicar quando o inglês não funciona bem, ou seja, não posso fazer muita coisa sem ele.

Até mesmo minha relação com Deus mudou nesses quase 4 meses casada, antes era Deus e eu, agora sinto a necessidade de orar junto com meu marido e sinto que minha oração é mais eficaz unida a dele. Mas no fundo não sou dependente dele, nem ele de mim, nós dois somos dependentes de Deus.

A queda do homem no paraíso deriva da busca por independência, pois o que a serpente ofereceu era ser como Deus e assim não precisar mais dEle. A ideia de independência está relacionada com o sonho da maioria das pessoas e é associada a liberdade, pois considerar-se auto-suficiente alimenta o ego, mas é uma falsa ideia.

Todos precisamos de outros, seja relações emocionais, comerciais, afetivas. 

"A felicidade só é real quando é compartilhada" Christopher McCandless

Enquanto sucesso no mundo é torna-se cada dia mais "independente" o trajeto de Deus é fazer de nós cada dia mais depender da sua Graça, como originalmente nos desenhou.


A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

2 Coríntios 12:9


Na dependência está a confiança, Paulo entendia bem que quanto mais necessitado fosse, mas dependente seria da Graça, quanto mais longe estivesse do lugar seguro, mas precisaria confiar que Deus é fiel. Talvez por isso ele não parava quieto, viajava e pregava o evangelho em diferentes e perigosos lugares.

Eu sou a videira e vocês os ramos; quem está em mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5

Cada dia que eu olho para trás e lembro de como pensava que era independente quando tinha um bom emprego e vivia em um apartamento legal, me faz lembrar também de como eu era tonta. rs

Roupa cara, carro do ano, eventos, dinheiro... tudo era dependente do meu emprego e quando eu perdi já não tinha mais nada.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu. Apocalipse 3:17 

Se você não for dependente de Deus, será de alguma coisa ou de alguém. A diferença é que Ele nunca vai falhar, te deixar ou te mandar embora. Cristo nos chama a ser como crianças que dependem dos seus pais, Ele diz que quem não for assim não entrará no Reino de Deus, em outras palavras:

DEPENDÊNCIA OU MORTE




Um comentário: